1. DAS CATEGORIAS ACEITAS E INSCRIÇÃO:

1.1 Serão aceitos trabalhos de pesquisa (teóricos ou experimentais), projetos de extensão e casos clínicos associados a todas as áreas da Odontologia, abordando os aspectos básicos da profissão, enfermidades, diagnóstico, prevenção, modalidades de tratamento, a inter-relação com outras áreas da saúde, com as ciências humanas e exatas, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia bioquímica, química, desenvolvimento de materiais, saúde pública, engenharias, psicologia, sociologia e antropologia, tendo o homem e o universo odontológico como centro das atenções.

1.2 Os trabalhos poderão ser apresentados em formato ORAL (slides), PAINEL (slides) e PAINEL EXPOSTO (pdf). 

1.3 Cada trabalho poderá ter apenas 1 apresentador (a categoria PAINEL EXPOSTO não precisa de apresentador).

1.4 O apresentador deverá ser aluno de graduação, pós-graduação ou profissional das áreas contempladas no item 1.1.

1.5 Cada trabalho poderá ter, no máximo, 08 (oito) participantes (incluindo apresentadores, autores, coautores e orientadores). Não há limites de participação na coautoria de outros trabalhos.

1.6 Não é obrigatória inscrição de orientadores ou coautores, somente do apresentador.

1.7 O inscrito poderá apresentar 2 trabalhos e expor mais um painel digital, sendo uma das seguintes opções:

O inscrito poderá: apresentar somente 1 oral.

O inscrito poderá: apresentar somente 1 painel.

O inscrito poderá: somente expor 1 painel.

O inscrito poderá: apresentar 1 oral + apresentar 1 painel

O inscrito poderá: apresentar 1 painel + apresentar 1 painel

O inscrito poderá: apresentar 1 oral + apresentar 1 painel + expor 1 painel

O inscrito poderá: apresentar 1 painel + apresentar 1 painel + expor 1 painel

O painel digital a ser exposto deverá, obrigatoriamente, ser sobre extensão universitária.

A apresentação oral e o painel a serem apresentados deverão compreender as categorias do item 1.1, inclusive, também, extensão universitária. Ou seja, a exposição ser, obrigatoriamente, sobre extensão universitária, não implica a apresentação ser também sobre extensão universitária. Entretanto, caso haja apresentação de mais de 1 projeto de extensão, os resumos e a montagem do trabalho devem ser diferentes. Tanto a apresentação quanto a exposição dos painéis serão digitais. Em hipótese alguma os alunos precisarão imprimir painéis. Desta forma, cada inscrito poderá ter até 3 trabalhos neste evento.

1.8 Na modalidade ORAL, o trabalho pode ser escrito e apresentado em inglês. Se for o caso, estes trabalhos devem concorrer na categoria “Eugenio Zerlotti”. Se houver submissão em inglês como PAINEL ou ORAL (em outras categorias), seu resumo será negado. As normas para confecção dos resumos e apresentação seguirá as mesmas normas dos trabalhos ORAIS ou PAINEIS em português. Entretanto, o resumo, a apresentação e o conteúdo dos slides devem estar em inglês.

1.9 É obrigatório o pagamento da taxa inscrição do apresentador no Congresso, sendo que a inscrição do(s) trabalho(s) científico(s) ficará(ão) vinculada(s) a esta exigência.

1.10 AS SUBMISSÕES DE RESUMOS SE INICIAM NO DIA 30/03/2023 E DEVERÃO SER REALIZADAS ATÉ ÀS 23:59h DO DIA 21/07/2023, NO SITE www.congressofoaunesp.com.br

2. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

2.1. Serão aceitos somente trabalhos submetidos através da plataforma do Even3 – que pode ser feito direto na plataforma ou pelo nosso site www.congressofoaunesp.com.br

2.2. Deverá ser enviado apenas 1(um) trabalho de cada vez, sendo preenchidos os campos obrigatórios.

2.3. A seleção dos trabalhos será realizada pela comissão científica do Congresso, à qual se reserva o direito de recusar trabalhos insatisfatórios ou que estejam fora das normas de inscrição, bem como ser soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos.

2.4. O congressista é responsável por seu trabalho enviado. Não será permitido correção de quaisquer erros.

3.4 DO RESUMO

3.4.1. Fonte: o título, autores e co-autores, resumo, descritores e referências devem estar em fonte “Arial”, tamanho 10, espaço simples (1.0).

3.4.2. Título: no máximo, 120 caracteres (contando os espaços); centralizado; em negrito.

3.4.3. Autores: separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. Exemplo: Abreu SR*, Fernandes AS, Lazzari MB. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor APRESENTADOR do trabalho identificado pelo asterisco). Serão permitidos as inscrições de trabalhos com máximo de 8 autores. Texto justificado; normal. O orientador precisa, obrigatoriamente, ser o último co-autor na ordem (caso houver orientador). 

3.4.4. Resumo: deve conter importância do tema na área, de acordo com a categoria inscrita. Texto do resumo deve estar justificado. 

3.4.5. O resumo deverá ser apresentado em campo a ele reservado, com no máximo 1600 caracteres, texto justificado (sem contar os espaços, descritores e referências), e conter: introdução, objetivo, proposição, material e método (ou descrição de caso clínico), resultado e conclusão. Não deve ter oração referenciada no resumo. Não é permitido escrever “introdução, objetivos, relato de caso, metodologia, conclusão etc”; O resumo deve ser sucinto, sem destacar nada em negrito ou itálico.

Exemplo de um resumo feito ERRADO.

3.4.6 As referências são obrigatórias (no mínimo 3), e é ideal que sejam atualizadas (últimos 05 anos) e não poderão constar apenas referências de livros (seguindo o padrão no formato ABNT).

3.4.7 Atente-se aos exemplos abaixo de que a palavra “Descritores” deve estar escrito, e não “palavra-chave”.

3.4.8. A palavra Descritores deve estar escrito em negrito; colocado a esquerda. Os descritores não podem estar em negrito (vide exemplo de resumo correto a ser seguido abaixo).

3.4.9 Cada trabalho deve possuir no mínimo 3 descritores (DECs Bireme), cada um separado por vírgula (,).  Descritores: correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde – DeCS”, elaborada pela BIREME, (disponível em https://decs.bvsalud.org) ou a lista de “MeSh – Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html);

3.4.10. Todos os resumos dos trabalhos apresentados no Congresso de Odontologia de Araçatuba/UNESP serão publicados na revista Archives of Health InvestigationQUALIS B3 (Indexada em BIREME, BVS, LATINDEX, SEER, PKP e outras bases de dados);

3.4.11. No ato do envio do resumo, o mesmo deve ser enviado em duas categorias:  “Trabalho Identificado” (autores presentes no resumo) e “Trabalho não-identificado” (autores não podem estar presentes no resumo) – print abaixo:

TRABALHOS ENVIADOS COMO “IDENTIFICADOS” QUE NÃO POSSUIR OS AUTORES NO RESUMO NÃO SERÃO PUBLICADOS NA REVISTA POSTERIORMENTE

3.4.12. A palavra Referências deve estar normal e a esquerda.

3.4.13. Confiram como os resumos devem ser feitos:

Exemplo de como deve ser um resumo de Caso Clínico seguindo rigorosamente as normas de submissão.
Exemplo de como deve ser um resumo de Pesquisa Científica seguindo rigorosamente as normas de submissão.

3.4.14. O resumo deve ser enviado em formato PDF.

TRABALHOS QUE NÃO SEGUIREM RIGORASAMENTE AS NORMAS DESCRITAS ACIMA, SERÃO NEGADOS SEM CHANCE DE CORREÇÃO.

4. FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

4.1 Os trabalhos apresentados na forma  ORAL terão 10 minutos para apresentação, e mais 5 minutos reservados para arguição pela banca.

4.2 Os trabalhos ORAIS não possuem limite de slides. Entretanto, o apresentador(a) deve tomar cuidado para não passar do tempo limite de apresentação.

4.3 Os trabalhos apresentados na forma PAINEL terão 5 minutos para apresentação, e mais 5 minutos reservados para arguição.

4.4 Os trabalhos apresentados como PAINEL EXPOSTOS serão deixados na tela de monitores, sendo revezados a cada período.

4.5 Os trabalhos na forma de PAINEL devem ser autoexplicativos. Ao confeccionar o painel digital, fiquem atentos às seguintes instruções: O painel a ser apresentado deve ser confeccionado em powerpoint e conter 3 slides: 1º slide: capa; 2º e 3º slides: divisão entre introdução, objetivo, metodologia/materiais e métodos, resultados, discussão (quando houver), conclusão e referências bibliográficas (não obrigatório). Em hipótese alguma esta ordem deverá ser alterada.

4.6 Os trabalhos na forma de PAINEL EXPOSTO deve ser confeccionado em powerpoint, com as seguintes especificações: 1,70m de altura por 0,90m de largura e conter introdução, objetivo, metodologia/materiais e métodos, resultados, discussão (quando houver), conclusão e referências bibliográficas em uma única página, esta com as medidas aqui descritas. Para exposição, o painel deverá estar no formato .pdf.

4.7 No trabalho ORAL, o apresentador(a) tem total liberdade de fazer seus slides personalizados. 

4.8 No caso de PAINEL (tanto na apresentação quanto na exposição), o apresentador tem total liberdade de fazê-lo de forma personalizada. Entretanto, obrigatoriamente, precisa conter a foto do apresentador. 

4.9 O apresentador(a) tem a total liberdade de usar a Logo do Congresso ou não em sua apresentação. Clique aqui para baixar.

4.10. Os apresentadores (ORAL e PAINEL) são responsáveis de trazer em formato .ppx em um pendrive seus trabalhos a serem apresentados com 30 minutos de antecedência de sua apresentação. No caso de PAINEL EXPOSTO, os apresentadores serão contatados por e-mail em até 3 dias antes do evento para enviarem seu painel em formato .pdf.

5. DO ACEITE

5.1. Os trabalhos selecionados para a apresentação serão divulgados previamente no site: www.congressofoaunesp.com.br até o dia 05/08/2023 através da plataforma Even3.

5.2. Todos os congressistas são responsáveis em verificar seus e-mails em caso de REPROVAÇÃO ou APROVAÇÃO de trabalho.

6. CERTIFICADOS, PREMIAÇÃO E CERIMÔMIA DE ENCERRAMENTO

6.1 Os certificados de apresentação e as menções honrosas serão disponibilizados pela comissão científica do evento através da plataforma do Even3.

6.2 Haverá premiação na forma de MENÇÃO HONROSA, respeitando-se o nível do trabalho inscrito entre graduação e pós-graduação, trabalhos clínicos, de pesquisa e de extensão.

6.3 Haverá uma premiação geral especial dos TOP 5 MELHORES TRABALHOS APRESENTADOS, respeitando o nível de graduação e pós-graduação, pesquisa, caso clínico e extensão universitária. Os trabalhos expostos também terão TOP 5 MELHORES TRABALHOS (neste caso, apenas extensão universitária).   

6.4 A premiação geral só será entregue caso o autor apresentador ou algum dos coautores estiver na Cerimônia de Encerramento. Caso nenhum destes esteja na Cerimônia de Encerramento, não a receberá. Se isto acontecer, a lista de premiação geral continuará até que sejam preenchidos os TOP 5.

NORMAS ATUALIZADAS EM 20 DE JULHO DE 2023