Normas para Inscrição dos Trabalhos

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1. DA INSCRIÇÃO:

1.1. Serão aceitos trabalhos de pesquisa, teóricos ou experimentais, e casos clínicos associados a todas as áreas da Odontologia, abordando os aspectos básicos da profissão, bem como as enfermidades, diagnóstico, prevenção e as diversas modalidades de tratamento das mesmas. Dentro desse perfil, consideram-se ainda a inter-relação com outras áreas da saúde, além das ciências exatas e humanidades, como a medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia bioquímica, química, desenvolvimento de materiais, saúde pública, engenharias, psicologia, sociologia e antropologia, dentre outras, tendo o homem e o universo odontológico como foco e centro das atenções.

1.2. Os trabalhos serão aceitos nas formas de apresentação ORAL ou PAINEL.

1.3. Cada trabalho poderá ter apenas 1 apresentador.

1.4. O apresentador deverá ser aluno de graduação, pós-graduação ou profissional das áreas contempladas no item 1.1.

1.5. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 08 (oito) participantes (incluindo apresentadores, autores, co-autores e orientadores). E, não há limites de participação na coautoria de outros trabalhos.

1.6. É limitado em 02 (dois) o número máximo de trabalhos por apresentador, sendo 1 oral e 1 painel ou 2 painéis.

1.7. Poderão inscrever-se: acadêmicos de graduação, pós-graduação e de especialização, além de profissionais da Odontologia e demais áreas contempladas no item 1.1.

1.8. Poderão ser inscritos trabalhos na língua inglesa. Esses trabalhos escritos e apresentados em inglês devem concorrer na categoria “Eugenio Zerlotti”. A arguição desses trabalhos também será realizada em inglês somente de formato ORAL. As normas para confecção dos resumos e a apresentação seguirá as mesmas normas dos trabalhos orais.

1.9. É obrigatório o pagamento da taxa inscrição do apresentador no Congresso, sendo que a inscrição do(s) trabalho(s) científico(s) ficará(ão) vinculada(s) a esta exigência.

1.10. AS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS DEVERÃO SER REALIZADAS ATÉ O DIA 30/06/2021 ÁS 17H NO SITE www.congressofoaunesp.com.br

2. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

2.1. Serão aceitos somente trabalhos inscritos pelo site www.congressofoaunesp.com.br

2.2. Deverá ser enviado apenas 1(um) trabalho de cada vez, sendo preenchidos os campos obrigatórios.

2.3. A seleção dos trabalhos será realizada pela comissão científica do Congresso, à qual se reserva o direito de recusar trabalhos insatisfatórios ou que estejam fora das normas de inscrição, bem como ser soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos.

2.4. O congressista é responsável por seu trabalho enviado. Não será permitido correção de quaisquer erros.

3.4 DO RESUMO

3.4.1. Título: no máximo, 120 caracteres;

3.4.2. Autores: separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. Exemplo: Abreu SR*, Fernandes AS, Lazzari MB. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor APRESENTADOR do trabalho identificado pelo asterisco). Serão permitidos as inscrições de trabalhos com máximo de 8 autores;

3.4.3. Resumo: deve conter importância do tema na área, de acordo com a categoria inscrita. 

3.4.4. Caso clínico – apresentação de trabalhos clínicos em geral, com possibilidade de apresentação oral ou em painel. Deve constar no resumo Introdução, Descrição do caso e Conclusões. Preencha adequadamente o campo Apoio Financeiro quando houver.

3.4.5 Pesquisa básica ou aplicada/Projeto de Extensão – devem constar no resumo: Introdução, Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões. Os itens Objetivos, Métodos e Resultados não deverão estar explicitados no resumo sob a forma de tópicos, pois são itens importantes para o bom entendimento do texto científico. Preencha adequadamente o campo Apoio Financeiro quando houver.

3.4.6. Fonte: o título, resumo e referências devem estar em fonte “Arial”, tamanho 10, espaço simples e enviado em formato de PDF (Clique aqui para verificar um exemplo de resumo).

3.4.7. O resumo deverá ser apresentado em campo a ele reservado, com no máximo 1600 caracteres (sem contar os espaços e referências), e conter: Introdução, proposição, material e método (ou descrição de caso clínico), resultado, conclusão e referências bibliográficas. As referências são obrigatórias (no mínimo de 03), deverão estar atualizadas (últimos 05 anos) e não poderão constar apenas referências de livros.

3.4.8.Cada trabalho deve possuir no mínimo 3 descritores/referências (DECs Bireme). Descritores: correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde – DeCS”, elaborada pela BIREME, (disponível em http://decs.bvs.br) ou a lista de “MeSh – Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html);

3.4.9. Todos os resumos dos trabalhos apresentados no 10º Congresso de Odontologia de Araçatuba/UNESP serão publicados em revista indexada (Indexada em BIREME, BVS, LATINDEX, SEER, PKP ou outras bases de dados);

3.4.10. Resumos sem referências e descritores não serão aceitos.

3.4.11. No ato do envio do resumo, o mesmo deve ser enviado em duas categorias:  “Trabalho Identificado” (autores presentes no resumo) e “Trabalho não-identificado” (autores não podem estar presentes no resumo) – print abaixo:

TRABALHOS ENVIADOS COMO “IDENTIFICADOS” QUE NÃO POSSUIR OS AUTORES NO RESUMO NÃO SERÃO PUBLICADOS NA REVISTA POSTERIORMENTE

4. FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

4.1. Os trabalhos apresentados na forma de ORAL terá o tempo de 10 minutos para apresentação, e mais 5 minutos reservados para discussão.

4.2. Os trabalhos orais deverão ser apresentados com projetor de multimídia (datashow), que estará disponível no anfiteatro. Todos os trabalhos devem estar obrigatoriamente em formato pptx (PowerPoint).  

4.3. O apresentador deverá gravar seu trabalho em CD ou pen-drive e salvá-lo no computador disponibilizado pela faculdade. Isso deve ser feito com 30 minutos de antecedência de todas as apresentações do período do dia (7h30 para os trabalhos que serão apresentados de manhã e 13h30 para os trabalhos que serão apresentados à tarde).

4.4. Os trabalhos apresentados na forma de PAINEL devem ser autoexplicativos, com no máximo 1,70m de altura x 0,90m de largura, sendo passível de leitura a 2 m de distância. O apresentador terá até 5 minutos para explanação junto à banca examinadora. Sugerimos que a estrutura do painel siga o exemplo.

4.5. A não participação dos apresentadores no processo de arguição da banca examinadora implicará na eliminação do trabalho.

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5. DO ACEITE

5.1. Os trabalhos selecionados para a apresentação serão divulgados previamente no site: www.congressofoaunesp.com.br até o dia 25/07/2021.

5.2. Todos os congressistas são responsáveis em verificar seus e-mails em caso de REPROVAÇÃO ou APROVAÇÃO de trabalho.

6. PREMIAÇÃO

6.1. Haverá premiação para os melhores trabalhos clínicos e de pesquisa.

6.2. Os resultados serão divulgados pela comissão científica do evento.

6.3. A premiação será oferecida para os melhores trabalhos na forma de MENÇÃO HONROSA, respeitando-se o nível do trabalho inscrito entre GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO e a forma de apresentação adotada.