1. DA INSCRIÇÃO:

1.1. Serão aceitos trabalhos de pesquisa, teóricos ou experimentais, e casos clínicos associados a todas as áreas da Odontologia, abordando os aspectos básicos da profissão, bem como as enfermidades, diagnóstico, prevenção e as diversas modalidades de tratamento das mesmas. Dentro desse perfil, consideram-se ainda a inter-relação com outras áreas da saúde, além das ciências exatas e humanidades, como a medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia bioquímica, química, desenvolvimento de materiais, saúde pública, engenharias, psicologia, sociologia e antropologia, dentre outras, tendo o homem e o universo odontológico como foco e centro das atenções.

1.2. Os trabalhos serão aceitos nas formas de apresentação ORAL ou PAINEL.

1.3. Cada trabalho poderá ter apenas 1 apresentador.

1.4. O apresentador deverá ser aluno de graduação, pós-graduação ou profissional das áreas contempladas no item 1.1.

1.5. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 08 (oito) participantes (incluindo apresentadores, autores, co-autores e orientadores). E, não há limites de participação na coautoria de outros trabalhos.

1.6. Não é obrigatório a inscrição de orientadores ou co-autores.

1.7. É limitado em 02 (dois) o número máximo de trabalhos por apresentador, sendo 1 oral e 1 painel ou 2 painéis.

1.8. Poderão inscrever-se: acadêmicos de graduação, pós-graduação e de especialização, além de profissionais da Odontologia e demais áreas contempladas no item 1.1.

1.9. Poderão ser inscritos trabalhos na língua inglesa. Esses trabalhos escritos e apresentados em inglês devem concorrer na categoria “Eugenio Zerlotti”. A arguição desses trabalhos também será realizada em inglês somente de formato ORAL. As normas para confecção dos resumos e a apresentação seguirá as mesmas normas dos trabalhos orais.

1.10. É obrigatório o pagamento da taxa inscrição do apresentador no Congresso, sendo que a inscrição do(s) trabalho(s) científico(s) ficará(ão) vinculada(s) a esta exigência.

1.10. AS INSCRIÇÕES DE TRABALHOS DEVERÃO SER REALIZADAS ATÉ O DIA 05/07/2021 ÁS 00H NO SITE www.congressofoaunesp.com.br

2. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

2.1. Serão aceitos somente trabalhos inscritos pelo site www.congressofoaunesp.com.br

2.2. Deverá ser enviado apenas 1(um) trabalho de cada vez, sendo preenchidos os campos obrigatórios.

2.3. A seleção dos trabalhos será realizada pela comissão científica do Congresso, à qual se reserva o direito de recusar trabalhos insatisfatórios ou que estejam fora das normas de inscrição, bem como ser soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos.

2.4. O congressista é responsável por seu trabalho enviado. Não será permitido correção de quaisquer erros.

3.4 DO RESUMO

3.4.1. Título: no máximo, 120 caracteres (contando os espaços); em negrito;

3.4.2. Autores: separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais. Exemplo: Abreu SR*, Fernandes AS, Lazzari MB. (Atenção: sobrenome e iniciais de autor APRESENTADOR do trabalho identificado pelo asterisco). Serão permitidos as inscrições de trabalhos com máximo de 8 autores;

3.4.3. Resumo: deve conter importância do tema na área, de acordo com a categoria inscrita. 

3.4.4. Fonte: o título, resumo e referências devem estar em fonte “Arial”, tamanho 10, espaço simples e enviado em formato de PDF.

3.4.5. O resumo deverá ser apresentado em campo a ele reservado, com no máximo 1600 caracteres (sem contar os espaços, descritores e referências), e conter: Introdução, objetivo, proposição, material e método (ou descrição de caso clínico), resultado, conclusão e descritores. As referências são obrigatórias (no mínimo de 03), deverão estar atualizadas (últimos 05 anos) e não poderão constar apenas referências de livros. As referências devem estar no formato ABNT. Não é permitido também escrever “introdução, objetivos, relato de caso, metodologia, conclusão etc”; O resumo deve ser sucinto, sem destacar nada em negrito ou itálico.

Exemplo de um resumo feito errado abaixo

3.4.6.Cada trabalho deve possuir no mínimo 3 descritores (DECs Bireme). Descritores: correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho. Para a escolha dos descritores, deve-se consultar a lista de “Descritores em Ciências da Saúde – DeCS”, elaborada pela BIREME, (disponível em http://decs.bvs.br) ou a lista de “MeSh – Medical Subject Headings” (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html);

3.4.7. Todos os resumos dos trabalhos apresentados no 10º Congresso de Odontologia de Araçatuba/UNESP serão publicados em revista indexada (Indexada em BIREME, BVS, LATINDEX, SEER, PKP ou outras bases de dados);

3.4.9. Resumos sem referências e descritores não serão aceitos.

3.4.10. No ato do envio do resumo, o mesmo deve ser enviado em duas categorias:  “Trabalho Identificado” (autores presentes no resumo) e “Trabalho não-identificado” (autores não podem estar presentes no resumo) – print abaixo:

TRABALHOS ENVIADOS COMO “IDENTIFICADOS” QUE NÃO POSSUIR OS AUTORES NO RESUMO NÃO SERÃO PUBLICADOS NA REVISTA POSTERIORMENTE

3.4.11. Para exemplo maior, confiram como os resumos devem ser feitos:

Exemplo de Resumo para Pesquisa

Exemplo de resumo para Caso Clínico

4. FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

4.1. Os trabalhos apresentados na forma de ORAL terá o tempo de 10 minutos para apresentação, e mais 5 minutos reservados para discussão.

4.2. Os trabalhos ORAIS deverão ser apresentados no formato ONLINE através do link do Google Meet que será disponibilizado dias antes do evento.

4.2.1 Os trabalhos orais não tem limite para número de slides, porém, o apresentador(a) deve tomar cuidado para não passar de seu tempo limite de apresentação.

4.3. Os trabalhos apresentados na forma de PAINEL devem ser autoexplicativos. O apresentador terá até 5 minutos para explanação de maneira ONLINE através do link do Google Meet que será disponibilizado dias antes do evento. 

4.3.1 Os trabalhos em painel tem um número limitado de slide. É permitido somente 3 slides (sendo um a capa com nome do aluno e título, e os outros dois slides o conteúdo do trabalho). Em caso de não cumprimento desse número limitado de slide, o apresentador(a) será notificado(a) no mesmo momento de que seu trabalho está desclassificado.

4.4. O apresentador(a) tem total liberdade de fazer seus slides personalizados, contanto que obedeça o número de slides (no caso de PAINEL). Veja um exemplo de arte para seus slides clicando aqui.

4.5. O apresentador(a) tem a total liberdade de usar a Logo do Congresso ou não em sua apresentação. Clique aqui para baixar.

CLIQUE AQUI PARA VER UM TUTORIAL DE COMO APRESENTAR E POR FUNDO NO GOOGLE MEET

5. DO ACEITE

5.1. Os trabalhos selecionados para a apresentação serão divulgados previamente no site: www.congressofoaunesp.com.br até o dia 25/07/2021.

5.2. Todos os congressistas são responsáveis em verificar seus e-mails em caso de REPROVAÇÃO ou APROVAÇÃO de trabalho.

6. PREMIAÇÃO

6.1. Haverá premiação para os melhores trabalhos clínicos e de pesquisa.

6.2. Os resultados serão divulgados pela comissão científica do evento.

6.3. A premiação será oferecida para os melhores trabalhos na forma de MENÇÃO HONROSA, respeitando-se o nível do trabalho inscrito entre GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO e a forma de apresentação adotada.